PODOMAT
Centro de Tratamento do Pé.
A Cuidar dos Seus Pés desde 2005.
O pé diabético é uma complicação da diabetes que resulta da exposição crónica a níveis elevados de glicose no sangue. A alta concentração de açúcar no sangue pode levar ao dano dos nervos e dos vasos sanguíneos dos pés. Esta lesão leva a problemas na sensibilidade dos pés, que pode afetar o modo como anda e também pode levar a desequilíbrios musculares e à formação de úlceras.
O pé de risco é o passo avançado para detectar, prevenir e tratar a complicação e está diretamente relacionado com a podologia. A podologia tem o objectivo de identificar, prevenir e tratar possíveis problemas nos pés dos diabéticos.
O podologista analisa com cuidado os pés e exclui algumas complicações. São necessários testes para avaliar os níveis de sensibilidade da pele dos pés. O podologista também examina a anatomia das articulações, que deverão ser libertas e mobilizadas suavemente. É importante medir a resistência da pele às pressões e verificar se existem áreas onde a pele mostra sinais de fragilidade ou lesão.
Além disso, o podologista também poderá recomendar algumas mudanças nos hábitos de vida, como o controle glicémico e o uso de calçado adequado. Os sapatos deverão permitir a liberdade de movimento total do pé e não comprimirem os dedos dos pés.
O papel da podologia é fundamental na prevenção e tratamento do pé diabético, pois avalia a saúde do pé de forma proativa e aplica medidas exemplares que podem prevenir complicações mais graves. Com a podologia como estratégia, os diabéticos podem viver com maior segurança e realizar o seu potencial ao máximo em relação à saúde dos seus pés.