Rua Álvaro Castelões, 805 - Matosinhos
229 373 302
PODOMAT

Tratamentos

Unhas Encravadas

A unha encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a zona lateral da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha ou até mesmo crescimento de granuloma (espécie de tecido esponjoso). Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores desde sapatos inadequados, unhas grossas, unhas cortadas de forma incorreta e tipologia de unha são os mais comuns.

Onicogrifoses

A onicogrifose caracteriza-se por uma hipertrofia ungueal (desenvolvimento anormal da unha). A lâmina ungueal encontra-se engrossada, hiperqueratósica, opaca e sem união com o seu leito. É uma patologia muito comum em pessoas de idades mais avançadas que, ao longo da sua vida, utilizaram calçado apertado e tiveram cuidados de higiene incorrectos, levando a uma lesão na matriz ungueal (zona a partir da qual a unha cresce)

Esporão de Calcâneo

Esporão de calcâneo é uma calcificação óssea que cresce no calcâneo (osso do calcanhar), no local onde a fáscia plantar se prende. Normalmente está relacionado com a fascite plantar. O esporão do calcâneo pode ser provocado por aumento da intensidade da atividade fisica ou início abrupto de atividades de alto impacto (como a corrida), calçado inadequado para prática desportiva (solado muito duro), actividade profissional (muito tempo em pé), o excesso de peso (sobrepeso), que sobrecarrega o pé e o calcanhar, tipo de pé (pé plano e pé cavo)

Micoses das Unhas

Micose de unha ou Onicomicoses é devido a uma infecção por fungos (dermatófitos). Os fungos que causam a micose são capazes de se alimentar de queratina – a proteína principal das unhas provocando alterações na coloração da unha, engrossamento e ate a sua completa destruição.

Micoses da Pele

Ou dermatomicoses são infecções da pele e dos anexos cutâneos causadas por fungos parasitários dermatófitos. A dermatomicose mais frequente e conhecida, é o vulgarmente chamado "pé-de-atleta", localizado entre os dedos, estimando-se que cerca de 21% da população adulta possa estar afectada.

Calosidades

As calosidades também chamada de Hiperqueratose é uma hipertrofia da camada córnea da pele.  A hiperqueratose é um estado caracterizado pelo espessamento da camada exterior da pele,   que está composto por queratina , uma forte proteína protectora, está associada a pontos de hiperpressão plantar ou fricção, que frequentemente acontece nos pés.

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dores plantares. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos. A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar provocando uma dor tipo cãibra. A fasceite plantar pode ser proximal ou distal.

Verrugas Plantares

As verrugas plantares, são pequenos tumores da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, podem surgir na planta do pe ou no dorso do pé, são crescimentos rígidos e salientes, de cor amarelada e com um ou mais pontos negros em sua superfície, que aparecem nos pés, crescendo para dentro, abaixo de uma espessa camada de pele semelhante a um calo e que causam grande desconforto ou dor.

Dedos em Garra

Consiste em uma deformidade dos dedos, à qual pode provocar contractura que pode ser flacida ou rigida.  Esta lesão corresponde a um colapso ou flexão de uma ou duas articulações do segundo, terceiro, quarto ou quinto dedo. Este colapso anormal pode criar uma pressão dolorosa no pé em conjunto com o calçado e criar dificuldades no caminhar, para lá do desconforto estético.

Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente aumentada do corpo. A hiperidrose pode ser generalizada ou localizada a partes específicas do corpo.  Mãos, pés, axilas e virilha estão entre as regiões mais ativas da transpiração, devido à concentração relativamente elevada de glândulas sudoríparas, no entanto, qualquer parte do corpo pode ser afetada. Nos pés, o uso de meias e sapatos pode converter num terreno fértil para bactérias e fungos, o que resulta em mau odor, pé de atleta, humidade contínua que pode originar bolhas, irritação da pele e infecção localizada.

Metatarsalgia

É caraterizada por uma dor na zona anterior do pé, na área dos ossos metatarsos. Embora pareça que a dor é em toda a parte anterior do pé, geralmente é apenas num osso metatarso.  Essa condição geralmente está associada a um problema de alinhamento dos metatarsos. Aquele que dói geralmente é mais baixo que os outros, o que causa mais pressão sobre essa zona e consequentemente dor, sendo este facilmente encontrado, pressionando ligeiramente em baixo  de cada um dos metatarsos até encontrar o ponto que seja mais doloroso. Pode também ser visível uma pequena calosidade na zona da patologia.

Entorses

É a perda momentânea da congruência cápsula articular e/ou ligamento de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares. A gravidade da lesão ligamentar é classificada em três graus, habitualmente são lesões benignas e resolvem-se sem sequelas, mas mesmo as mais graves podem evoluir favoravelmente, quando sujeitas a uma abordagem terapêutica adequadas.


Joanetes (hallux abductus valgus)

O joanete é caracterizada pelo desvio do hallux, dedo grande do pé, em direção aos outros dedos, criando uma proeminência no lado de dentro do pé, o que pode gerar muitas dores e incomodo, ligada a fatores como o uso de calçado inadequados e questões genéticas, o joanete é mais comum entre as mulheres.

Dismetrias

É uma condição em que o comprimento de uma perna é diferente da outra (pode ser mais curto ou mais longo) estas alteração pode ser funcional (músculo/postura) ou estrutural (osso/cartilagem).




Tendinites

A tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, que une o músculo ao osso. A inflamação caracteriza-se pela presença de dor, inchaço do tendão e limitação do movimento.




Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é o nome que se dá a uma lesão que ocorre em um nervo do pé, mais especificamente no nervo que passa entre o terceiro e o quarto dedo.

Pé Plano

O pé plano designa a ausência ou o abatimento da curvatura normal do pé, é uma malformação muito comum, que além de provocar dores plantares, pode ter repercussões musculo-esqueléticas.

Pé Cavo

Pé cavo é aquele cuja altura do arco longitudinal medial está aumentada, o que faz com que a superfície de apoio do pé seja menor, sobrecarregando as zonas metatarsais e do calcanhar.

podomat - Serviços de Saúde (Matosinhos / Porto)

CLÍNICA CERTIFICADA PELA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PODOLOGIA (A.P.P.)